quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Médico troca atestado por voto em Arujá

Um vídeo gravado com celular flagrou o momento em que um médico dá um atestado em troca de voto para um candidato à Prefeitura de Arujá, na região metropolitana de São Paulo. O clínico geral ainda diz para a paciente que, caso o candidato seja eleito, ele seria nomeado secretário municipal de saúde da cidade. A gravação foi feita dentro de um consultório no pronto-socorro Parque Rodrigo Barreto, no Jardim Renata, na última sexta-feira (9).



No início do vídeo, a paciente diz que não vai votar em ninguém na eleição. O médico Nelson Lopes de Oliveira a interrompe dizendo que o candidato Doutor Luis Camargo (PSD) tem um compromisso com ele e que, caso seja eleito, o nomearia para a pasta. Após a sugestão, o médico entrega um ‘santinho” para a paciente e preenche um atestado de sete dias. O profissional atende pacientes no local durante três dias da semana.

A paciente que aparece no vídeo contou a ajuda de uma amiga para fazer a gravação. Segundo Maria*, de 46 anos, havia um boato na cidade de que o médico dava atestados de 15 dias para todos que prometiam votos ao candidato dele.

— Todo mundo falava isso, mas ninguém provava. Então, eu disse que ia provar.

Maria procurou atendimento alegando problemas no joelho decorrentes de uma queda. Após radiografia, o médico esclareceu que estava tudo bem com ela antes de sugerir o voto. A mulher, que está desempregada, disse ao médico que trabalhava com limpeza e queria descansar. No receituário, Lopes escreveu que ela tinha problemas na coluna e prescreveu sete dias afastada de suas funções

— Ele ainda disse que se eu precisasse, era só voltar que ele me daria outro [atestado].

Em nota, a Secretaria de Saúde de Arujá informou ter solicitado o imediato afastamento do médico. “A pasta já iniciou procedimento para instauração de sindicância a fim de apurar o ocorrido e tomar todas as providências cabíveis”.

Ainda de acordo com a secretaria, o médico é contratado da Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Doutor João Amorim), organização social que administra o pronto-socorro. Por fim, a pasta afirma que “a Prefeitura de Arujá repudia, com veemência, toda e qualquer iniciativa que busque induzir o usuário do serviço público a escolher seu candidato”.

Também em nota, o PSD (Partido Social Democrata) afirmou que a direção estadual do partido defende com rigor a legislação vigente e aguardará o esclarecimento da denúncia pela direção municipal de Arujá. Procurado, o candidato declarou que não conhece o médico Nelson Lopes de Oliveira.


FONTE: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário