terça-feira, 16 de agosto de 2016

Terremoto, de 6,1 graus, atinge águas do Pacífico no sudoeste de Tonga

Um terremoto de 6,1 graus de magnitude na escala aberta de Richter sacudiu nesta sexta-feira as águas do Pacífico ao sudoeste do arquipélago das ilhas Tonga, horas depois que outro terremoto de 7,2 graus foi registrado na região, mas não há informações sobre vítimas.

O hipocentro do terremoto foi localizado a 74 quilômetros de profundidade e a 486 quilômetros ao Nuku'alofa, em Tonga, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo. O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso por risco de ondas gigantes.



Horas antes, um terremoto de 7,2 graus foi registrado a uma profundidade de 9 quilômetros e a 108 quilômetros ao leste de Hunter, em Nova Caledônia, que originou um alerta de tsunami em Nova Caledônia, Vanuatu e Fiji cancelado minutos depois. Várias ilhas do Pacífico Sul se assentam sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por 7 mil tremores ao ano, a maioria moderados. 

Em setembro de 2009, quase 200 pessoas morreram em Tonga e Samoa após o tsunami provocado por dois terremotos simultâneos de 8 e 8,1 graus de magnitude. 


FONTE: UOL Notícias

Um comentário:

  1. Interessante é que os Terremotos são um aviso em todas as sociedades, aviso de que algo vem muito maior, aviso que temos em frente mudanças radicais, aviso de que em breve Jesus voltará. fiquem atentos.

    ResponderExcluir