domingo, 7 de agosto de 2016

Pirâmide de Gizé possui mecanismo de defesa, diz pesquisador

O Pesquisador Mark Lhener revelou, no programa Unearthed , do canal Discovery Science, que a Grande Pirâmide de Gizé possui um mecanismo de defesa. As informações são do site Ifl Science . O estudioso explicou que vários sulcos foram encontrados na câmara mortuária do rei Khufu e que isso se trata de um simples sistema de proteção. 

“Os empregados de Khufu projetaram uma linha de defesa contra qualquer um que quisesse entrar no aposento, caso conseguisse chegar tão longe. Essas fissuras e protuberâncias não são decorativas, mas parte de uma máquina muito primitiva”, disse.



Os sulcos eram usados para direcionar as placas de granito para a entrada e mantê-las na posição vertical. Outro conjunto de blocos mais espesso deslizava para baixo da passagem, bloqueando completamente a entrada do túmulo. Porém, segundo o livro The Complete Pyramids: Solving the Anciente Mysteries , escrito por Mark Lhner, a câmara funerária foi roubada entre o fim do reinado de Khufu e o colapso do Reino Antigo, por volta de 2134 A.C. Atualmente, o que resta da tumba é “apenas” um grande sarcófago de granito vermelho. Mas, alguns arqueólogos acreditam que o compartimento em si é apenas um chamariz e o real permanece escondido.

Em 2011, um ministro egípcio disse que poderia existir cavidades desconhecidas na pirâmide. “Os cientistas concluíram que há a existência de diversas anomalias térmicas que foram observadas em todos os monumentos durante as fases de aquecimento ou resfriamento [ ao pôr do sol ou na madrugada]. Para explicar essas irregularidades, várias hipóteses foram listadas, como a presença de vácuos por trás da superfície e correntes de ar internas”.

As cavidades podem ser naturais, como rachaduras, ou outras câmaras desconhecidas. Explorações realizadas por robôs analisaram seis eixos da pirâmide (quatro nos aposentos do rei e dois no da rainha) e descobriram três portas de cobre. Para entender completamente se há passagens desconhecidas, os cientistas estão usando raios cósmicos para mapear o interior.


FONTE: Notícias Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário