domingo, 24 de julho de 2016

Moradores registram redemoinhos na região sul do Tocantins

Vídeos gravados por moradores de Figueirópolis, região sul do Tocantins, mostram redemoinhos de poeiras. Em um deles, a nuvem de poeira chega a uma obra e os trabalhadores são obrigados a deixar o local que ficou completamente coberto. No Tocantins, o fenômeno é comum nesta época do ano, em que o clima é mais seco.



O climatologista e professor da Universidade de Federal do Tocantins(UFT) , Jair Oliveira, explica que é o deslocamento de massas de ar que dá origem aos redemoinhos. “Com as diferenças entre as temperaturas, o ar quente sobe, o ar frio se desloca e o movimento de rotação da terra forma o redemoinho. Então, é um fenômeno normal”, disse Oliveira.


Assista o vídeo em: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2016/07/moradores-registram-redemoinhos-na-regiao-sul-do-tocantins-veja-video.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

Nos vídeos registrados pelos moradores, os redemoinhos são fracos, mas o climatologista alerta que, mesmo assim, é bom ficar longe deles para não correr perigo. “Se estiver no carro, diminua a velocidade, deixe ele passar, porque a força no centro do redemoinho pode causar estragos. Ou você pode perder o controle do veículo e bater”.


FONTE: G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário