terça-feira, 26 de julho de 2016

Erupção em vulcão no Japão provoca coluna de cinzas de 5.000 metros

Uma nova erupção no monte Sakurajima, situado no sudoeste do Japão, provocou nesta terça-feira (26) uma coluna de cinzas que alcançou os 5.000 metros de altura, segundo informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA). A erupção aconteceu às 0h35 (horário local, 11h35 de segunda, 25, em Brasília) na montanha de 1.117 metros de altura situada em uma península de origem vulcânica em frente à cidade de Kagoshima (ilha de Kyushu), onde chegaram a cair partículas de cinzas sem que se tenham registrado danos, afirmou a emissora local "Asahi TV".



Trata-se da primeira vez, desde agosto de 2013, que uma erupção deste vulcão - que só durante este ano registrou 47 explosões de diversas magnitudes - alcança esta altitude. Apesar da atividade vulcânica no monte, a agência japonesa assegurou que "não se detectou nenhuma mudança grave na atividade do vulcão", mas pediu precaução perante a possível queda de pedras expelidas pela erupção, segundo a "Asahi TV".

O nível atual de alerta no Sakurajima é de 3 - em uma escala de 5 -, no qual se recomenda que não se deve aproximar do entorno do monte. O vulcão fica a cerca de 50 km da usina nuclear de Sendai, reativada no ano passado após o blecaute nuclear no Japão motivado pelo acidente causado na central de Fukushima pelo terremoto e tsunami de março de 2011, onde não se registraram incidências.


FONTE: G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário