quarta-feira, 6 de julho de 2016

Eduardo Paes diz que só o governo do RJ fez 'trabalho terrível' e não a prefeitura

Em entrevista à rede de TV americana CNN publicada nesta segunda-feira (4), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), criticou a gestão do Governo do Rio de Janeiro e afirmou que eles realizam um “trabalho terrível” na área de segurança pública. Paes disse ainda que, “felizmente”, o governo estadual não será o único responsável pela segurança no município durante as competições.




“Teremos a Força Nacional aqui, o Exército, a Marinha. Todos estarão aqui. Como você sabe, a questão da segurança [durante o evento] não é uma responsabilidade da prefeitura, mas do governo do estado. Eu acho que eles fizeram um trabalho terrível na segurança pública”, explicou Eduardo Paes. Perguntado pela correspondente do canal se os cidadãos ficarão mais vulneráveis durante o evento, já que algumas estatísticas de crimes estão subindo na cidade, o prefeito disse que o governo falha constantemente com seus cidadãos.

“Eu não estou preocupado se eles ficarão abandonados durante os Jogos Olímpicos.
Eu não estou preocupado se eles [cidadãos] ficarão abandonados durante os Jogos Olímpicos. Eu estou preocupado se eles ficarão abandonados todos os dias em suas vidas. Isso é a questão mais séria do Rio". Eu estou preocupado se eles ficarão abandonados todos os dias em suas vidas. Isso é a questão mais séria do Rio. E o governo do estado está falhando totalmente em seu trabalho de polícia, em tomar conta da segurança pública do estado”, afirmou o prefeito do Rio.




Após a públicação da entrevista, Paes voltou a criticar o governo durante a apresentação da Transolímpica. O prefeito, no entanto, disse confiar no governador em exercício, Francisco Dornelles, e no secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. "A segurança não é um problema olímpico. Segurança pública é o principal problema do Rio desde sempre, desde muito tempo. É um problema para todos nós, sempre. Nós passamos por um momento ruim, mas eu tenho muita confiança no governo do estado. Eu fiz uma reclamação no último fim de semana em relação à postura e ao procedimento, mas nós vamos trabalhar em parceria. Eu sempre trabalhei em parceria", declarou.

Sobre as críticas, o governo do estado disse que não vai se pronunciar. Informou, no entanto, que começou a aplicar na área de segurança a verba de R$ 2,9 bilhões, liberada pelo governo federal. Nesta segunda, será depositada a segunda parcela dos vencimentos e benefícios de maio‎ aos servidores ativos, inativos e pensionistas da área de segurança, incluindo policiais militares e civis, bombeiros e os da administração penitenciária. Eu posso garantir que, com os recursos enviados ao Rio pelo presidente Michel Temer e com o empenho das polícias Militar e Civil, vamos ter a Olimpíada mais segura da história".




Segundo a assessoria, o pagamento de junho‎, o Regime Adicional de Serviço (RAS) pendente e as gratificações referentes ao primeiro semestre do Sistema Integrado de Metas (SIM) serão pagas até sexta-feira (8). O estado também diz que pagará, ainda sem data definda, o RAS olímpico aos policiais que vão trabalhar durante os Jogos. Ainda de acordo com a assessoria, Dornelles diz "garantir" que, "com os recursos enviados ao Rio pelo presidente Michel Temer e com o empenho das polícias Militar e Civil", o Rio terá "as Olimpíadas mais seguras da história".


Combate ao vírus da zika

Citando o exemplo de alguns atletas que cancelarem suas participações na Olimpíada por medo de contaminação pelo vírus da zika, o prefeito afirma que a doença não terá impacto na vida dos visitantes da cidade durante as competições.

“Se você é americano e está na cidade, não vá à Flórida, porque lá há mais casos de zika do que no Rio atualmente. Não estou dizendo que não é um problema, porque é. Mas nós estamos o enfrentando. Como eu já disse anteriormente, essa é a época do ano do inverno por aqui e o clima fica mais favorável ao combate ao mosquito”, contou Eduardo Paes.


FONTE: G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário