segunda-feira, 11 de julho de 2016

Aécio Neves não descarta apoiar aliado de Cunha

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, não descartou que o partido apoie um deputado aliado a Eduardo Cunha para presidência da Câmara. O tucano disse que a eleição para um mandato tampão na Casa não é prioridade para o PSDB e que o partido deve concentrar suas forças para a sucessão que acontecerá em fevereiro de 2017. O senador chegou a dizer que o PSDB não será o partido da “discórdia” nesse processo de disputa interna.



“Essa (a eleição para um mandato tampão) não é a prioridade desse conjunto de forças. Vamos buscar construir uma aliança mais ampla possível agora. Mas nossa prioridade é ter candidato competitivo e com perfil adequado a partir das eleições de fevereiro”, afirmou o senador, após participar de um seminário do Instituto Teotônio Vilela, em São Paulo. Os partidos da antiga oposição, incluindo o PSDB, negociam um acordo para eleger agora um nome do Centrão em troca de receberem o apoio do governo e do PMDB para o comando na Câmara no biênio 2017-2018. O assunto foi objeto de conversa entre o presidente interino Michel Temer e Aécio.



O PSDB defenderá que a Câmara precisa eleger nos próximos dias um presidente que tenha condições de conduzir uma agenda mínima de discussões e votações na Câmara para interromper a paralisia que domina o parlamento desde que passou a ser dirigido pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA). “O que queremos é que a Câmara volte a funcionar e um presidente que cumpra esse mandato e consiga liderar uma agenda. Nesse momento somos um partido da base de apoio do presidente Michel Temer. Não seremos o partido da discórdia”, pontuou Aécio.

Mesmo assim, os tucanos reafirmaram em São Paulo que o PSDB manterá a posição declarada no Conselho de Ética em favor da cassação do mandato de Eduardo Cunha, apesar da renúncia apresentada ontem por ele do cargo de presidente da Câmara.


FONTE: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário