sexta-feira, 10 de junho de 2016

TSE pede investigação de 40 mil votos da eleição de 2014

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, pediu que a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal investiguem problemas no registro de 40 mil votos nas eleições de 2014. A equipe técnica do TSE fez um cruzamento entre os eleitores que justificaram o não comparecimento às urnas e a lista dos que registraram seu voto. A partir disso, constatou um grupo de eleitores que aparecia tanto na lista dos que não votaram como na dos que votaram.



Gilmar também pediu aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 26 estados e do Distrito Federal que substituam todos os mesários das sessões onde houve problemas na eleição de 2014. Segundo o TSE, não foi detectado problema nas urnas eletrônicas. Ou seja, a causa das irregularidades foi erro humano ou má-fé.

Há o caso de uma única urna, em uma cidade do interior, em que há 18 pessoas nessa situação. Pode ser o suficiente para definir o resultado de uma eleição para prefeito ou vereador este ano. Segundo o TSE, houve também problemas nas capitais, mas em extensão menor.


FONTE: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário