quarta-feira, 8 de junho de 2016

Terremoto de 5,1 graus abala duas regiões no extremo norte do Chile

Um terremoto de 5,1 graus de magnitude sacudiu neste domingo (5) as regiões de Tarapacá, Arica e Parinacota, no extremo norte do Chile. Não há relatos de vítimas ou danos visíveis, segundo as autoridades. Trata-se do terceiro sismo sensível ocorrido no Chile neste domingo, após os dois que afetaram as regiões de Coquimbo e Atacama, um de magnitude 5,7 e outro de 4,2 graus, que também não deixaram vítimas ou danos consideráveis.



Os tremores também não reuniram as condições necessárias para gerar um tsunami no litoral do Chile, segundo as autoridades. O movimento mais recente ocorreu às 11h01 no horário local (12h01 de Brasília) e seu epicentro se localizou 27 quilômetros ao sudeste de Camiña e a cerca de 1.940 da capital Santiago, na região de Tarapacá, informou o Centro Sismológico Nacional, da Universidad de Chile.

O hipocentro esteve a 107,2 quilômetros de profundidade, acrescentou o organismo, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) o calculou a 107,9 quilômetros sob a superfície e determinou a magnitude do sismo em 5,2 na escala Richter. Segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), o tremor foi sentido na região de Arica e Tarapacá, na fronteira com Peru e Bolívia, com intensidade de grau IV da escala internacional de Mercalli em Codpa e Cuja, e de III em Arica, a capital regional.

Em Tarapacá, a intensidade foi grau IV em Camiña e Huara e de III em Alto Hospicio, Pisagua e Iquique, a capital regional. "Não foram reportados danos a pessoas, alteração de serviços básicos ou infraestrutura em razão deste sismo", assegurou o Onemi.


FONTE: G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário