terça-feira, 14 de junho de 2016

Teori manda para Moro investigações sobre Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki decidiu ontem (13) remeter ao juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, as investigações sobre o  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato e anular a gravação, feita durante a operação, de uma conversa telefônica entre Lula e a presidenta afastada Dilma Rousseff.



A conversa anulada aconteceu na tarde do dia 16 de março deste ano, às 13h32, após o anúncio de que Lula assumiria o cargo de ministro da Casa Civil da Presidência da República. O diálogo consta no relatório de inteligência da Polícia Federal, que  identificou Lula por suas iniciais (LILS). Dilma telefona para Lula e diz  que enviará a ele o papel do termo de posse.

Na decisão de anular a gração da conversa entre Dilma e Lula, o ministro do STF, responsável pelos processos da Lava Jato no Supremo, entendeu que a escuta deve ser retirada do processo porque foi gravada pela Polícia Federal após a decisão de Sérgio Moro que determinou a suspensão do monitoramento. De acordo com o entendimento de Zavascki, Moro usurpou a competência da Supremo, ao levantar o sigilo das conversas.



“Foi também precoce e, pelo menos parcialmente equivocada a decisão que adiantou juízo de validade das interceptações, colhidas, em parte importante, sem abrigo judicial, quando já havia determinação de interrupção das escutas”, disse o ministro.


Gravação

A ligação telefônica entre Dilma e Lula foi gravada após a decisão do juiz Sérgio Moro de determinar a paralisação das escutas pela Polícia Federal. Na manhã do dia 16 de março, às 11h12, Moro, responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava Jato na 1ª instância da Justiça Federal, determinou que a Polícia Federal parasse de realizar as escutas, por entender que as diligências autorizadas por ele tinham sido cumpridas e não havia mais necessidade de continuar com o grampo.



Em seguida, às 11h44, Flávia Blanco, funcionária da 13ª Vara Federal, chefiada por Moro, entrou em contato com o delegado da Polícia Federal Luciano Flores de Lima, responsável pela investigação, e comunicou a decisão do juiz. "Certifico que intimei por telefone o delegado de Polícia Federal, dr. Luciano Flores de Lima, a respeito da decisão proferida no evento 112", comunicou a servidora.

A conversa telefônica entre o ex-presidente e Dilma foi gravada às 13h32. Nela, a presidenta telefona para Lula e diz que enviará a ele o papel do termo de posse. Na ocasião, em nota à imprensa, a Polícia Federal informou que a interrupção das interceptações foi feita pelas operadoras de telefone. Segundo a polícia, até o cumprimento da decisão, algumas ligações foram interceptadas.


FONTE: EBC Agencia Brasil

Um comentário:

  1. Apegam-se em detalhes não prioritários, quando a prioridade de cidadãos honestos e patriotas é salvar o país dessa corja de bandidos que denigre, não só a nossa riqueza, mas o que é pior, a alma dos brasileiros. Esses corvos ficam reunidos arquitetando maldosamente o que fazer para proteger, blindar o pior bandido, inimigo do país, em prol de interesses escusos internacionais. Porque estão, esses corvos, a serviço dele, o bandido, chefe do mensalão, do petrolão, dos rombos do BNDS, da Caixa, do roubo do nióbio para favorecer estrangeiros.E o povo brasileiro nas mãos dessa escória sem pudor, sem mora, sem brio. Você, Teori, seus filhos, seus netos, toda a sua descendência vai PAGAR CARO por tudo isso. Até o século XIX a ciência considerava os miroorganismos os seres mais baixos dentre as espécies de vida. Atualmente esta classe perdeu o lugar para os comunistas.

    ResponderExcluir