quarta-feira, 18 de maio de 2016

Meteoro é visto cruzando o céu próximo a Mimoso do Sul, ES

Um meteoro atravessou e explodiu no céu da região Sul do estado, a uma altura de 80 km do solo, na madrugada desta segunda-feira (16). Equipes das Estações de Monitoramento de Meteoros de Colatina, no Espírito Santo, e de São José do Ubá e de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, registraram a explosão, que aconteceu por volta das 4h30 próximo à cidade de Mimoso do Sul, no Sul do estado.

Segundo o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador da rede de estudo de meteoros "Exoss", o fragmento deve pesar cerca de meio quilo e é considerado de grandes proporções. "É raro e acontece entre 4 a 5 vezes no mundo inteiro, a cada duas semanas. Na região do Espírito Santo, deve ocorrer uma vez a cada dois anos", explicou.


De acordo com Marcelo, esse tipo de fenômeno pode ter sido visto a olho nu. "Geralmente, eles entram em grande velocidade na atmosfera, 80 a 100 mil km/h. Toda a energia cinética, de movimento, é transformada em energia térmica (calor) e ele explode em alguns casos, ou simplesmente queima. É muito raro acontecer algum transtorno grave por conta de meteorito porque são fragmentos pequenos", explica.


Confira no vídeo abaixo:




Associada à rede Exoss, a responsável pela estação de monitoramento em Vitória, Luciana Fontes, explica que o fragmento pertence a um grupo de meteoros conhecido como bólidos, ou bola de fogo, com um intenso brilho no céu e que provoca um estrondo quando caem no solo. As imagens revelam que o objeto foi do sentido oeste para leste. Ainda não há informações se o meteoro chegou a cair no chão, transformando-se em meteorito. "Pelo horário que ele caiu, muitas pessoas estavam dormindo, mas temos esperança de que alguém estava na estrada e viu esse meteoro caindo", fala Luciana.

A rede de estudo pede que moradores da região entrem em contato com Exoss, pelo site bolido.exoss.org, caso tenha observado a passagem do meteoro no céu ou ouvido algum barulho durante o horário. "É importante que as pessoas passem essas informações para a gente, esses relatos são registrados em estudos científicos e melhoram a posição do Brasil nessas pesquisas. Muita gente vê meteoros, mas não sabe que pode informar para a gente", finaliza Luciana.


FONTE: G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário