domingo, 15 de maio de 2016

Manto da Terra sob os EUA se separa da crosta terrestre, alerta pesquisadores

O manto sob as regiões sudeste dos Estados Unidos está se separando das camadas da crosta terrestre localizadas acima dele, o que pode causar terremotos na área de Washington e em outras cidades na costa leste, onde se considera que não há perigo de sismos, comunica o Live Science.

Como diz Biryol, nos últimos anos na área de Washington e muitas outras cidades do leste do país teve lugar uma série de abalos sísmicos, cuja ocorrência deixou os sismólogos perplexos. Acontece  que o leste dos Estados Unidos está localizado em uma plataforma tectônica estável, o que significa que em princípio aí não devem ocorrer abalos sísmicos.



Biriol e seus colegas tentaram descobrir este enigma geológico “fotografando” o subsolo do planeta no leste da América com a ajuda de um radar e criando um mapa a três dimensões das três camadas de rochas principais.

Este mapa desvendou um fato surpreendente — que a espessura da crosta sob Washington e outras cidades do leste dos Estados Unidos é extremamente desigual: em algumas áreas é grossa, em outras — muitíssimo fina. Estas diferenças, de acordo com Biriol, são a razão pela qual os terremotos ocorrem nesta região.

Como apareceram estas desigualdades na espessura da crosta? De acordo com o geólogo, elas são consequência da separação do manto das camadas da crosta terrestre localizadas acima dele, o que faz com que o manto “se afunde” para dentro, tornando a crosta muito fina em certas partes da América. O cientista sublinhou que este fenómeno não representa ameaça para segurança dos habitantes da América, embora possa dar origem pequenos sismos.


FONTE: Sputnik News

Nenhum comentário:

Postar um comentário