sexta-feira, 27 de maio de 2016

Impeachment ganhou 'ares de golpe', diz "jornal francês Libération"

Em matéria publicada na noite de terça-feira (24/05), o jornal francês Libération afirma que a legitimidade do governo interino de Michel Temer está “mais comprometida do que nunca" após a liberação de conversas do então ministro do Planejamento Romero Jucá, que deram "ares de golpe" ao processo de impeachment da presidente brasileira, Dilma Rousseff. Segundo o texto, “em um Brasil em recessão, a revolta popular foi instrumentalizada por políticos corruptos para depor Dilma Rousseff”.



O jornal lembra que a chefe de Estado foi afastada do cargo sob acusações de irregularidades fiscais em seu governo. Entretanto, “sabemos agora que as motivações das forças que conduziram o impeachment não tinham nada de nobre", afirma a publicação. "Começando pelo PMDB  (Partido do Movimento Democrático do Brasil), do presidente interino, Michel Temer, que rompeu com a sucessora de Lula para precipitar a sua queda”, completa.

A publicação resume o conteúdo da reportagem da Folha de S.Paulo publicada na segunda-feira (23/05) sobre o diálogo entre Romero Jucá e o ex-presidente da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras e alvo da Lava-Jato, Sérgio Machado. Na conversa, Jucá disse que era preciso “uma mudança de governo para parar tudo”.


FONTE: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário