domingo, 8 de maio de 2016

Dilma diz que resistirá até o fim ao processo de impeachment

Em evento na capital do Tocantins neste sábado, a presidente Dilma Rousseff disse que vai “resistir até o fim” ao processo de impeachment. Além de ressaltar nunca ter recebido dinheiro de corrupção em contas no exterior, Dilma voltou a afirmar que o governo do vice-presidente Michel Temer, que assumirá caso ela seja afastada, vai reduzir os programas sociais, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.



- Querem fazer economia com o dinheiro dos mais pobres, por isso eles jamais se elegeriam. Então, o caminho mais fácil é o da eleição indireta. É isso que está em curso no Brasil - afirmou, sob aplausos. Dilma conclamou a população a resistir a eventuais cortes nos programas sociais, alegando que são políticas consolidadas:

- Acredito que vai ser muito difícil eles conseguirem quebrar todos esses programas, mas que vão tentar, vão. Por isso, nós todos teremos de lutar para que não haja retrocesso. Eu tenho de lutar contra o impeachment e vocês têm que defender os interesses de vocês.

Sem citar o desafeto Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente afastado da Câmara dos Deputados, envolvido em sucessivos escândalos de corrupção e que teve papel fundamental no avanço do processo de impeachment no Congresso, Dilma disse ser “honesta”:

- Eu não tenho contas no exterior, eu não recebi dinheiro de propina, eu não recebo dinheiro de corrupção. Falam que eu sou uma pessoa dura, mas eu sou uma pessoa honesta, é diferente. 

As declarações de Dilma ocorreram na inauguração da sede da Embrapa Pesca e Aquicultura em Palmas, que recebeu pouco mais de R$ 50 milhões do governo federal, entre obras e equipamentos. Ela foi ciceroneada pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu, peemedebista que decidiu manter o apoio a Dilma depois que o partido desembarcou de vez do governo. Ao ressaltar feitos da presidente na agricultura, como subvenções e infraestrutura para escoar a produção, Kátia lamentou que Dilma tenha sido traída por antigos colaboradores.

- Pessoas que até ontem eram ministros de Vossa Excelência lhe viraram as costas na última hora. Foram parceiros dos acertos e erros do governo e agora estão correndo para o outro lado - vociferou.

Além de Kátia Abreu, estavam na solenidade as ministras Tereza Campello, do Desenvolvimento Social, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente; a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; o senador Donizeti Nogueira (PT-TO); o deputado federal Vicentinho Junior (PR-TO); entre políticos locais e integrantes da Embrapa. Durante o evento, foram anunciados projetos na área da aquicultura que serão desenvolvidos na Embrapa de Tocantins.



Entre outros atos, Dilma anunciou o envio de uma mensagem ao Congresso visando a criação da Agência de Desenvolvimento do Matopiba (região formada por Tocantins e partes do Maranhão, Bahia e Piauí). Ao mencionar a ampliação de oportunidades na educação como o maior legado das gestões petistas, ela disse que criará, na próxima semana, a Universidade Federal do Araguaia.

Uma parte da plateia, ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outras entidades, entoava gritos de “Não vai ter golpe”. Antes mesmo de Dilma chegar à inauguração, palavras de ordem, como “PMDB golpista”, eram puxadas em defesa do mandato da presidente. Enquanto Katia Abreu recebia aplausos efusivos cada vez que era mencionada, sobravam vaias a políticos locais, como a vice-governadora de Tocantins, Claudia Lelis, que estava no palco mas nem discursou.

O traje escolhido por Dilma, que vestia uma blusa escura, de mangas longas e com um pouco de brilho, contrastava com o calor típico de Palmas, que às 10h da manhã deste sábado já batia a casa dos 31 graus Celsius. Dilma recebeu um leque para se refrescar enquanto acompanhava inauguração. Ela terminou o discurso pedindo apoio:

- Irei resistir até o fim e conto com vocês.

Ao final do evento, Dilma pegou uma criança no colo, tirou fotos e saiu em um carro na companhia de Kátia Abreu. Elas haviam combinado de almoçar na casa da ministra, em Palmas. Da capital tocantinense, Dilma seguirá para Porto Alegre, onde passará o Dia das Mães com a filha, Paula, e os netos.


FONTE: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário