quarta-feira, 20 de abril de 2016

STF adia decisão sobre nomeação de Lula para Casa Civil

O Supremo Tribunal Federal adiou nesta quarta-feira a decisão sobre a nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil, suspensa em 18 de março pelo ministro Gilmar Mendes. Na avaliação do magistrado, a escolha do ex-presidente tem indícios de fraude porque foi feita para que o político adquirisse foro privilegiado e não ficasse submetido à jurisdição do juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato.



Logo no início da sessão, contudo, o ministro Teori Zavascki, que é relator de outras duas ações que questionam a nomeação e posse de Lula, pediu o adiamento do julgamento. Ele considera que o STF deve avaliar a "plurijudicialização de um mesmo ato". Mendes, relator dos mandados de segurança, não se opôs ao pedido para adiar o julgamento. Teori propôs o adiamento depois de ter arquivado duas ações de descumprimento de preceito fundamental que contestavam a nomeação de Lula. Após as decisões monocráticas nos dois casos, houve recurso ao plenário.



Não há data determinada para que o STF volte a debater a nomeação do ex-presidente Lula. Por ora, fica mantida a liminar do ministro Gilmar Mendes que barra a posse do petista no ministério. Desvio de finalidade - No último dia 18, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar em ação impetrada pelos partidos PPS e PSDB para impedir a nomeação do ex-presidente Lula como ministro. Como justificativa para a decisão, o magistrado traçou um paralelo com a decisão do STF sobre o ex-deputado Natan Donadon, que renunciou ao seu assento na Câmara para impedir o julgamento iminente de uma ação contra ele no STF, fazendo com que o caso reiniciasse na primeira instância. 



Segundo o ministro, a situação de Lula é inversa - sua nomeação como ministro levaria seu caso para a corte superior - mas a finalidade de driblar a Justiça seria idêntica. A decisão cita estudo do jurista Vladimir Passos de Freitas, cuja conclusão é a de que nomear pessoa para lhe atribuir foro privilegiado é ato nulo. Segundo Mendes, a nomeação de Lula teria sido feita com "desvio de finalidade": apesar de estar em aparente conformidade com as prerrogativas que a presidente tem para escolher ministros, ela conduziria a "resultados absolutamente incompatíveis" com a finalidade constitucional dessa prerrogativa e por isso seria um ato ilícito.


FONTE: Veja

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Me parece claro que o STF não quer se comprometer sabem se a Dilma for cassada o Lula, fica sem cargo e sem influência, e sabem se a Dilma ficar no governo (que Deus no livre e guarde) ela tem muita influência e pode cobrar futuramente do STF por não ter ajudado seu aliado, indiretamente eles apenas vão aguardar os acontecimentos para não se comprometerem.

    ResponderExcluir
  3. É um bando de Maria vai com as outras,comprometidos com o governo do PT......o Brasil se envergonha de ter uma Suprema Côrte dessa estirpe

    ResponderExcluir
  4. Que este crápula seja preso! Esta história do PT em nossas vidas é pior que um Câncer com metástase!
    Queremos e temos direito ao respeito de todos os nossos Direitos, inclusive o de continuarmos nossas vidas sem estes emperramentos nefastos do PT. Dignidade que vem da Liberdade garantida! Chega! CHEGAAAAAAA de MIMIMI JURÍDICO!
    Olhe-se o CRIME cometido e foram muitos que esta CORJA cometeu! E agilize-se a Ação de volta à normalidade sem estes PeTralhas!

    ResponderExcluir
  5. Se o juiz Sergio Moro não houvesse soltado a gravação da tramoia do lula com a Dilma para o conhecimento da sociedade hoje o lula estaria governando.com certeza o juiz estaria tendo que se defender das canalhices do lula e talvez já nem houvesse processados na lava jato a Dilma não estaria nos EUA falando em golpe . o juiz se prejudicou mas não tinha saída JOGOU A MERDA NO VENTILADOR PORQUE SABE QUE ELES IRAM SE SAFAR ESSE PENSSA NO BRASIL PRECISAMOS FORTALECELO PORQUE NO SUPREMO AS COISAS SÃO OBISCURAS OQUE FALTA A ELES PARA CUMPRIR A LEI FOIVISTO PELO BRASIL E O MUNDO O MODO OPERANTE DO PT E SEUS ALIADOS SEMPRE BLINDANDO SEUS MEMBROS CORRUPTOS SERA QUE ELES QUEREM IR PARA A HISTORIA COMO OS JUIZES QUE DELIBERADAMENTE BENEFICIARAM UM BANDIDO INIMIGO NUMERO UM DO PAIS !!!!

    ResponderExcluir