segunda-feira, 4 de abril de 2016

Panamá Papers: surge maior vazamento sobre corrupção global

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ na versão inglesa) publicou neste domingo (3) o maior vazamento sobre corrupção da história, baseado em 11,5 milhões de arquivos secretos obtidos a partir de um escritório de advocacia no Panamá. A rede investigou durante um ano um esquema global de ocultação de patrimônio e dinheiro por parte de líderes mundiais, chefes de Estado e figuras públicas. 



Os documentos, reunidos como Panama Papers, expõem as participações no exterior em esquemas montados em paraísos fiscais de 12 líderes mundiais atuais e passados, além de dados sobre as atividades financeiras de outros 128 políticos e funcionários públicos de diferentes países.

As informações contidas no vazamento contemplam as atividades da empresa Mossack Fonseca de 1970 e até 2016. Reunidas, formam um vazamento maciço superior ao total combinado de outros escândalos mundiais como o Wikileaks (em 2010), Offshore Leaks, assim como aos documentos de serviços secretos fornecidos a jornalistas por Edward Snowden em 2013.



Um dos principais poderosos sugados pelo "furacão" é o presidente russo Vladimir Putin. Segundo o Guardian, apesar de Putin não aparecer em nenhum dos registros, as investigações revelam que seus amigos Yuri Kovalchuk e Sergei Roldugin ganharam milhões em negócios, que aparentemente não poderiam ter sido efetuados sem o seu patrocínio. Seus associados secretamente ocultaram até US$ 2 bilhões no exterior por meio de bancos e companhias fantasmas, tornando-se "fabulosamente ricos".



Além do presidente russo, a lista contempla outras figuras políticas e famosos, como Xi Jinping, presidente da China; Petro Poroshenko, presidente ucraniano; Sigmundur Gunnlaugsson, primeiro-ministro islandês; os reis Mohammed VI e Salman, de Marrocos e Arábia Saudita, respectivamente; o pai do primeiro-ministro britânico, David Cameron, vários altos membros da FIFA; Lionel Messi e o seu pai e o astro de comédias de ação Jackie Chan.


Brasil

No Brasil, o UOL, o jornal “O Estado de S.Paulo” e a RedeTV!, que participam da rede global de jornalistas, revelaram neste domingo as primeiras informações sobre esta fuga fiscal gigante e também a relação com os escândalos de corrupção por aqui.

Para se ter uma ideia, a Mossack Fonseca já estava no radar da operação Lava Jato em janeiro de 2016, quando se suspeitava que a firma teria ajudado a ocultar o nome dos verdadeiros proprietários de um apartamento tríplex no Guarujá (SP).



As descobertas mais recentes mostram que as conexões vão muito além do possível caso do imóvel: a Mossack Fonseca criou ao menos 107 offshores para pelo menos 57 pessoas ou empresas implicadas no escândalo da Petrobras. Entre os nomes citados direta ou indiretamente estão os de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e João Lyra (PTB-AL).

É um “pandemônio offshore”, diz o Guardian. Segundo o jornal britânico, os documentos mostram “o enorme número de pessoas que usam offshores para proteger as suas fortunas” e representam “vantagens financeiras que estas estruturas disponibilizam e não estão habitualmente ao dispor dos contribuintes normais”.

O jornal britânico destacou alguns pontos importantes sobre a fonte do vazamento, a empresa Mossack Fonseca. Veja abaixo.


O que é a Mossack Fonseca?

É uma consultoria e firma de advocacia do Panamá que presta serviços como a incorporação de empresas a jurisdições offshore, tais como as Ilhas Virgens Britânicas, além da administração dessas firmas por uma taxa anual.


Quem são os clientes da Mossack Fonseca?

A operação da firma internacional de origem panamenha é sustentada por 600 colaboradores em 42 países. A Mossack Fonseca opera em paraísos fiscais como as Ilhas Virgens Britânicas, o Chipre e a Suíça, além de territórios britânicos como Guernsey, Jersey e Isle of Man.


Qual é o tamanho da consultoria?

A Mossack Fonseca é a quarta maior fornecedora de serviços offshore do mundo e já foi contratada por mais de 300 mil empresas. Quase metade dos seus clientes está registrada em paraísos fiscais administrados pela coroa britânica, ou no próprio Reino Unido.


Qual é o tamanho do vazamento de dados?

É o maior de todos os tempos, superando inclusive o WikiLeaks em 2010 e o vazamento protagonizado por Edward Snowden em 2013. Há 11,5 milhões de documentos e 2,6 terabytes de informação extraídos da base de dados da Mossack Fonseca.


FONTE: Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário