domingo, 3 de abril de 2016

Matrix completa 17 anos desde o seu lançamento, saiba algumas curiosidades do filme!

Matrix, o primeiro filme da trilogia dos irmãos Wachowski, foi lançado há 17 anos e fez sucesso. O filme é tão complexo que gerou diversas conspirações sobre o significado da matrix e sobre a própria história, que é cheia de furos e referências. O longa também convergiu diversas mídias, o que, na época, era uma passo muito grande. 



Confira algumas curiosidades dos bastidores de Matrix e sinta-se cada vez mais confuso com a trama!

O número 101 é o número do quarto do apartamento de Neo. Este algarismo está relacionado ao livro 1984, de George Owell. Na história do livro, o quarto 101 era usado como local de tortura, onde seus maiores pesadelos eram transformados em realidade. Ele também pode ser visto como o número da perfeição ou o número do pecado, de acordo com a numerologia.



As famosas pílulas vermelha e azul são uma referência ao Mito da Caverna, de Platão. Resumidamente, este mito conta a história de pessoas que estão presas em uma caverna, que enxergam sombras de coisas que aparentemente não são reais, projetadas por uma fogueira. Acontece que a fogueira só reflete o mundo que existe fora da caverna, ainda desconhecido pelos prisioneiros. Isso significa que os seres humanos têm uma versão distorcida da realidade, e que se obrigam a ficar presos sempre aos mesmos pensamentos e noções, em vez de saírem da caverna e explorarem o mundo e outro tipo de realidade. Portanto, a pílula vermelha indica sair da mesmice, investigar, descobrir, questionar e sair da caverna, ou seja, entrar para a matrix. A pílula azul indica exatamente o contrário.



As placas dos carros da cena da perseguição na estrada do segundo filme são referências bíblicas. Há quem diga que isto foi inspirado no filme Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, já que o personagem Jules Winnfield, interpretado por Samuel L Jackson, recitava uma passagem de Ezequiel antes de matar alguém. Em Matrix, as passagens bíblicas retratadas nas placas se encaixavam de acordo com a situação da trama. Por exemplo, a placa do Agente Smith era IS 5416, que na bíblia, era um versículo de Isaías 54:16.



Neo significa One, que indica O Escolhido. Também pode-se fazer uma alusão a história de Jesus Cristo: Neo seria o Filho que retorna ao Pai, Morpheus representaria João Batista, homem que teria batizado Jesus Cristo (no filme, ele entrega a pílula para Neo), além de também ser visto como o Pai Todo-Poderoso. Já Trinity significaria a Santíssima Trindade, o Espírito Santo (par romântico de Neo), e o Agente Smith seria todo o mal da humanidade, podendo se relacionar com o próprio Lúcifer.



Embora tecnicamente Smith seja perverso e Neo o único escolhido, alguns fãs acreditam que isto não pode ser preto no branco. Algumas pessoas acreditam que o Agente Smith pode ser uma outra possibilidade de escolha. Segundo a história, O Escolhido deveria nascer na Matrix, ter a habilidade de mudá-la e ter a habilidade de destruí-la. A única pessoa, além do próprio Neo, que tem poderes como este é Smith, tratado como vilão na trilogia. Algumas conspirações indicam essa possibilidade: Neo não nasceu na matrix e, sim, foi implantado nela, diferente de Smith. 



No terceiro filme, o Agente chama o Oráculo de mãe. Smith consegue alterar a matrix totalmente, ao contrário de Neo, que parece não ser tão forte para isso. Os personagens se referem e realmente acreditam que Neo seja O Escolhido, mas o Oráculo costuma mentir para permitir que as pessoas lidem sozinhas com seus deveres perante a humanidade. Como diz o próprio filme, Criar uma mentira elaborada era a única maneira de realmente mudar o sistema. Será que tudo isso comprova que Smith é o Escolhido?



Nas gravações dos filmes, o elenco era obrigado a morar junto durante todos os meses de filmagens. Isto servia para que todos entrassem de cabeça na história do filme e criassem uma ligação muito mais forte e verdadeira. Eles ficavam o tempo todo juntos, e se algum ator tinha uma cena solo, todos os outros eram forçados a irem assistir a tal cena para sentirem todas as etapas e sensações diferentes que a história pedia.

FONTE: MSN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário