quarta-feira, 20 de abril de 2016

Deputados se comportaram como 'torcedores bêbados em um estádio de futebol', diz 'Irish Times'

O jornal irlandês Irish Times publicou nesta segunda-feira (18/04) um artigo sobre a votação da Câmara dos Deputados sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff em que classifica os parlamentares de “palhaços” que se comportaram “com o decoro de torcedores bêbados em um estádio de futebol”.



Resgatando algumas reações negativas da opinião pública após a eleição de Tiririca como deputado pelo PR-SP em 2010, o correspondente do jornal no Brasil, Tom Hennigan, escreve que "Tiririca não só se encaixa muito bem [na Câmara] como está longe de ser o maior palhaço" na política brasileira. Segundo o Irish Times, “na mais importante sessão da legislatura nos últimos 25 anos, muitos de seus membros se comportaram com o decoro de torcedores bêbados em um estádio de futebol durante um clássico local”.



Houve “horas de discursos mal feitos por líderes de partidos que foram vastamente ignorados pela maioria dos deputados, que passaram horas zanzando pelas bancadas, batendo papo e tirando selfies com familiares e apoiadores convidados à Câmara”, segue o jornal irlandês.
O Irish Times também comentou as dedicatórias estapafúrdias dos deputados ao votarem a favor do seguimento do processo de impeachment da presidente brasileira, assim como a cuspida de Jean Wyllys (Psol-RJ).

“À medida que a sessão se arrastava noite adentro e a derrota de Rousseff se demonstrava cada vez mais provável, era difícil não simpatizar com os apoiadores da presidente quando eles denunciavam a ‘farsa’ em curso. Votar no Eurovision [festival musical europeu] pareceu digno em comparação”, escreveu o correspondente. “O mundo está olhando e o que vê é um espetáculo de circo”, lamentou o deputado Chico Alencar (Psol-RJ)



O jornal também destacou “a falta de senso de ironia” dos deputados que votaram a favor do impeachment e acusaram Dilma e o PT de corrupção, “considerando que pelo menos 299 dos 514 membros da Câmara estão sendo investigados”.

Para o jornal irlandês, “a aranha no centro da teia de domingo” é Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O presidente da Câmara “lançou o processo de impeachment em vingança pelo PT não tê-lo protegido após ele ter sido pego na mentira sobre os milhões de dólares enviados para a Suíça e supostamente roubados da Petrobras”, diz o Irish Times.

O jornal afirma que muitos brasileiros têm esperança de que o impedimento de Dilma possa ajudar a tirar o país da atual crise política e econômica, mas que “talvez o impeachment apenas aprofunde a lama moral em que a vida pública brasileira está afundando”.


FONTE: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário