domingo, 13 de março de 2016

Protestos contra o governo são realizados em todos os estados do Brasil

Manifestantes tomaram neste domingo as ruas de todos os estados do Brasil e o Distrito Federal para protestar contra o governo da presidente Dilma Rousseff. Em Brasília, a estimativa da PM é de que 100 mil pessoas ocuparam a frente do Congresso, número superior ao de manifestantes nos protestos ocorridos em 2015. No Rio, os organizadores falam em 1 milhão de participantes, mas a PM informou que não vai se pronunciar sobre a adesão popular. Também fora do país, brasileiros se reuniram em cidades como Washington, Nova York e Lisboa para protestar — a imprensa internacional destacou a frustração política que alimenta as manifestações.




POLÍTICOS LEVAM VAIAS; MORO, HOMENAGENS

As manifestações foram pacíficas em todos estados. Em diferentes cidades, houve, porém, hostilidade a políticos de diferentes partidos quando os mesmos pediram a palavra ou subiram em carros de som para se pronunciar. No Rio, o deputado federal Índio da Costa (PSD) foi vaiado. Em Brasília, Jair Bolsonaro (PSC-RJ) também não teve acolhimento por parte do público ao discursar. O mesmo aconteceu em São Paulo, onde a senadora Marta Suplicy (PSB, ex-PT), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foram impedidos de falar.

Entre as principais bandeiras dos manifestantes, estão o impeachment da presidente e o fim da corrupção. O ex-presidente Lula, investigado pela Operação Lava-Jato, também é alvo dos protestos. Uma das figuras mais celebradas pelos manifestantes por causa de sua atuação na operação Lava-Jato, o juiz Sérgio Moro se disse "tocado".



— Apesar das referências ao meu nome, tributo a bondade do povo brasileiro ao êxito até o momento de um trabalho institucional robusto que envolve a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e todas as instâncias do Poder Judiciário.

O Palácio do Planalto está monitorando desde a manhã deste domingo as manifestações, mas ainda não decidiu se vai se manifestar. O número de pessoas nas ruas é considerado expressivo e, segundo uma fonte do governo, já era esperado. Até as 15h deste domingo, foram contabilizadas 1,038 milhão de menções a termos relacionados às manifestações no Twitter.


FONTE: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário