sexta-feira, 25 de março de 2016

Ovos do Aedes aegypti podem resistir a até 450 dias de seca

Por mais que o mosquito Aedes aegypti — transmissor de dengue, febre chikungunya e zika vírus — se prolifere em climas quentes e úmidos, a prevenção contra ele não pode ser deixada de lado mesmo no outono. 

Segundo o professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul Fernando Kreutz, os ovos do inseto podem resistir a até 450 dias de seca, o que fortalece o Aedes aegypti a cada verão com a eclosão dos ovos sobreviventes.




— É importante ficar atento aos focos do mosquito mesmo no outono e no inverno, uma vez que estamos em guerra contra uma epidemia séria de doenças transmitidas pelo inseto. A prevenção deve durar o ano todo.

O especialista alerta que um dos locais que merecem atenção especial são as piscinas que, apesar de conterem cloro, podem se tornar abrigo para o Aedes aegypti.

— Com a chegada das estações mais frias do ano, é comum que as piscinas, uma das principais atrações do verão, acabem ficando de lado. Mas esse esquecimento pode se transformar em um grande problema.




Lar, doce lar

Como o Aedes aegypti é considerado um mosquito com hábitos domésticos, cerca de 80% de suas larvas ficam nas residências, principalmente nas localizadas em áreas urbanas.

Para evitar a presença do inseto, combata focos de água parada durante todo o ano. Especialmente no verão, use repelentes, coloque tela nas janelas e roupas compridas.


FONTE: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário