segunda-feira, 14 de março de 2016

Dilma aceita semiparlamentarismo com Michel Temer

Consciente das dificuldades quase irreversíveis que seu governo enfrenta, a presidente Dilma Rousseff admite perder significativa parte do poder para permanecer no cargo. Dilma aceita, inclusive, a alternativa de terminar o governo sob um regime de semiparlamentarismo. 



Na semana passada, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, expôs a ideia a Dilma em uma conversa a sós. Ela permaneceria presidente, mas o poder real para administrar o país seria exercido por um primeiro-ministro. Uma particularidade poderia ser introduzida no texto para permitir que o primeiro-ministro não fosse, necessariamente, um parlamentar – um artifício para entregar o cargo ao vice-presidente, Michel Temer.



Na semana passada, por intervenção de Renan e do senador José Serra, do PSDB de São Paulo, o Senado criou uma comissão especial para examinar o semiparlamentarismo e criar um projeto. Foi por causa do “sim” de Dilma que Renan se empenhou tanto no assunto publicamente. O fato serve para atestar o desespero do governo. Estrategicamente, para Dilma, a simples possibilidade seria uma forma de ganhar tempo. 

A ideia, no entanto, é complexa e de dificílima execução. Praticamente não há condições políticas para aprová-la, afinal, o governo tem pouca força no Congresso e o processo de impeachment de Dilma está em andamento. Caso, em uma situação muito excepcional, isso acontecesse, a mudança poderia ser barrada no Supremo Tribunal Federal.


FONTE: Epoca Globo

3 comentários:

  1. Mudar o sistema de governo não me parece ser tão simples. Toda simplicidade estaria na capacidade de autopreservação do CN e de certos políticos. Já se aventou um parlamentarismo à brasileira, sem a capacidade de se convocarem novas eleições para o parlamento. Com isso, os parlamentares não concordam. Agora, aventa-se permanecer no poder a mesma atual presidente com poderes reduzidos... e, como primeiro ministro, o vice. O primeiro ministro terá estabilidade enquanto mantiver a confiança... sujeitar-se-ia a perder a vice-presidência e o cargo de Primeiro ministro, perdida a confiança?

    ResponderExcluir
  2. MAS O POVO NÃO ACEITA, QUER BOLSONARO PRESIDENTE!

    ResponderExcluir
  3. ISSO É GOLPE, PARA MANTER ESSA MESMA MÁFIA COMUNISTA NO PODER!

    ResponderExcluir