quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Atentado terrorista na Turquia mata ao menos 28 e fere 61

O atentado com carro-bomba ocorrido nesta quarta-feira no centro de Ancara, capital da Turquia, contra um comboio militar, deixou pelo menos 28 mortos e 61 feridos, confirmou o governo turco. O vice-primeiro-ministro e porta-voz do Executivo islamita turco, Numan Kurtulmus, disse que este incidente é um "ataque contra toda a pátria" e destacou que entre os mortos há também vários civis, embora não tenha dito quantos são e nem tenha atribuído o atentado a grupo algum.



O ataque se dirigiu contra dois ônibus militares que transferiam soldados a uma casa-quartel, a pouca distância do comando central da Força Aérea no coração da capital turca. Dois dos veículos ficaram severamente avariados, segundo o ministro de Justiça, Bekir Bozdag, que condenou no Twitter este "atentado terrorista", sem atribuir sua autoria.



Os ataques com explosivos contra comboios militares são uma das táticas frequentes do ilegal Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK), a guerrilha curda. No entanto, esta guerrilha costuma atuar no sudeste da Turquia e seria a primeira vez que lança um ataque deste calibre no coração da capital turca. O dirigente do partido esquerdista e pró-curdo HDP, Selahattin Demirtas, também condenou o "impiedoso ataque", oferecendo suas condolências aos familiares das vítimas.



O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, cancelou sua viagem a Bruxelas, prevista para esta mesma noite, segundo informou a emissora de notícias NTV . Por sua parte, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também suspendeu uma visita prevista para amanhã no Azerbaijão.

As cúpulas do governo, do exército e dos serviços de inteligência da Turquia devem realizar esta noite uma reunião de segurança no palácio presidencial em Ancara.


FONTE: Noticias Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário