sábado, 2 de janeiro de 2016

Síria acusa Turquia de apoio ao ISIS e querer reviver o Império Otomano

O enviado da Síria na ONU acusou a Turquia de apoiar grupos terroristas e dar cobertura para sua invasão na Síria. Exortando a ONU para acabar  com as  “violações e crimes, de Ancara  ” Bashar al-Ja’afari também alertou que o objetivo de Erdogan é a “reviver” o Império Otomano.

“Desde 2011, uma guerra terrorista sem precedentes vem sendo travada contra a República Árabe da Síria por grupos terroristas armados, cujos membros vêm de mais de 100 países,” Ja’afari, representante permanente da Síria na ONU, escreveu em sua carta aos líderes do mundo, Tass. “Esses grupos estão sendo fornecidos com o financiamento, armas, material e apoio logístico por estados e regimes da região e além.”



Apesar de mencionar outros jogadores supostamente envolvidos na propagação do terrorismo islâmico, Ja’afari acusou a Turquia e o presidente Recep Tayyip Erdogan de jogar o papel mais ativo.

“Durante a crise, a interferência turca nos assuntos internos da Síria assumiu muitas formas, incluindo a participação direta do regime de Erdogan, as forças armadas turcas em operações militares ofensivas de apoio a terroristas”, escreveu Ja’afari ao secretário-geral Ban Ki-ONU Lua e ao Conselho de Segurança da ONU, citado por RIA Novosti.

“Esses [turcas] forças também têm fornecido ações de cobertura para os movimentos dos terroristas dentro do território sírio ou ao longo da fronteira sírio-turca, a fim de facilitar a infiltração de mercenários terroristas de território turco em território sírio”, disse a carta.

Em sua carta à ONU, Ja’afari citou a derrubada do jato russo Su-24 como outro exemplo de tentativas de Erdogan para ” levar ao envolvimento de seu regime no contrabando de petróleo sírio roubado por ISIS para a Turquia e o contrabando de armas e material pela Turquia aos terroristas na Síria. “



“As acusações de Erdogan de que a Força Aérea da Rússia violara o espaço aéreo turco, uma vez que estava a apoiar as operações do Exército Árabe da Síria contra os grupos terroristas armados, e sua persistência em fazer tais acusações, são nada mais que uma tentativa vã de criar confusão, fabricar fatos e encobrir envolvimento de seu regime no contrabando de petróleo sírio roubado por ISIL para a Turquia e o contrabando de armas e material pela Turquia aos terroristas na Síria “, escreveu Ja’afari.

O enviado da Síria também acusa a Turquia de cometer crimes contra refugiados sírios que fugiram “da tirania e do terrorismo de organizações como ISIL, Frente[Al] Nusra , o Exército da Conquista, e a Frente Islâmica, que são os anfitriões do governo turco em território turco.”

“Os refugiados têm de lidar com a tirania ainda mais cruel e terrorismo de gangues que praticam o tráfico de pessoas com o conhecimento e envolvimento direto das agências e instituições do regime de  Erdogan”, disse Ja’afari.

Apelando para a ONU, o enviado sírio também disse que é a intenção de Erdogan para reviver “o legado colonial Otomano.” Ja’afari apontou para declarações do líder turco sobre como proteger as pessoas de ascendência turca, há alguns anos, ignorando o fato de que eles podem ser cidadãos de outros países.

A Síria também pediu à ONU “para tomar uma posição firme” para “pôr fim a estas violações e crimes” cometidos por Ancara.

A carta de Ja’afari foi apenas a mais recente tentativa de chamar a atenção da comunidade internacional ao suposto apoio de militantes islâmicos, incluindo  o  Estado Islâmico (IS, anteriormente ISIS / ISIL) pela  Turquia.

Recentemente, o enviado da ONU, Vitaly Churkin, da Rússia disse que nem Ankara nem o seu aliado da OTAN os EUA informou o Conselho de Segurança da ONU do comércio ilegal de petróleo com terroristas ISIS em território turco, apesar de serem obrigados a fazê-lo por uma resolução fevereiro.

Mais cedo, Moscou acusou diretamente a família do presidente Erdogan de ser cúmplice de contrabando de petróleo do IS. Ministério da Defesa da Rússia forneceu imagens de satélite e vídeos mostrando enormes filas de caminhões-tanque sem esforço que atravessam as fronteiras sírio-turcas e iraquiano-turca.


FONTE: Apocalipse News

Nenhum comentário:

Postar um comentário