domingo, 27 de dezembro de 2015

Distribuídos pela ONU, biscoitos vencidos podem ter intoxicado 200 na Síria

A distribuição de biscoitos, supostamente vencidos, realizada durante as últimas semanas por um comboio humanitário da ONU, nos arredores de Damasco, deixou mais de duas centenas de pessoas intoxicadas. 



O diretor de um hospital de campanha montado em Al Zabadani, Omar Burhan, garantiu neste sábado à Agência Efe que atendeu no local quatro pessoas, mas que cerca de 200 receberam tratamento nos últimos dias em Al Madaya. 

Em 18 de outubro, um comboio com ajuda humanitária entrou primeira vez em meses, nas duas cidades, e também em Fua e Kefraya, como parte de acordo firmado entre os envolvidos no conflito sírio.  

A Rede Síria de Direitos Humanos divulgou que os biscoitos foram distribuídos em 20 de outubro, e que a partir de então, moradores da região começaram a dar entrada em unidades médicas, apresentando sintomas de intoxicação, como diarreia, vômitos, dor de estômago e febre. 

A ONG garantiu em comunicado que os alimentos estavam fora da validade desde dezembro, e que ainda deveriam estar armazenados em condições precárias, já que apresentavam sinais de mofo.

 Al Zabadani e Al Madaya foram cercadas em julho pelo exército sírio, que faz operação para expulsar rebeldes que tomaram a cidade.


FONTE: Apocalipse News

Nenhum comentário:

Postar um comentário