terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Comida contaminada levou a 351 mil mortes em 2010, diz relatório da OMS

Lavar bem as mãos, separar alimentos crus de alimentos cozidos e mantê-los em temperaturas adequadas são medidas que podem salvar vidas. Só em 2010, houve 582 milhões de casos de doenças provocadas pelo consumo de comida contaminada. Ao todo, foram 351 mil mortes, segundo dados preliminares de um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados na semana passada.



Existem mais de 200 doenças que podem ter origem no consumo de alimentos contaminados, desde diarreia até câncer. Elas podem ser provocadas por micro-organismos presentes nas comidas como bactérias, vírus e parasitas, ou por substâncias químicas prejudiciais.

Este ano, a OMS escolheu a segurança alimentar como o tema do Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta terça-feira (7). Segundo o órgão, enquanto a responsabilidade pela segurança alimentar recai principalmente sobre os produtores de comida e sobre os governos, que têm o papel de regulamentar a área, há medidas simples que podem ser adotadas em casa para prevenir contaminações.


FONTE: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário