sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

A crise econômica mundial está ficando mais profunda

A atividade econômica está diminuindo em todo o planeta, e toda uma série de sinais estão indicando que somos essencialmente exatamente onde estávamos um pouco antes do grande crash de 2008. As economias de Japão, Brasil, Canadá e Rússia estão todos em recessão. A seguir, são 11 indicadores críticos que são absolutamente gritando que a crise econômica global está ficando mais profundo.



# 1 Na terça-feira, o preço do petróleo fechou abaixo de 40 dólares o barril. Em 2008, o preço do petróleo caiu abaixo dos 40 dólares por barril pouco antes de o mercado de ações entrou em colapso, e agora aconteceu de novo.

# 2 O preço do cobre caiu todo o caminho para US $ 2.04. A última vez que foi esta baixa foi pouco antes do acidente de 2008 do mercado de ações.

# 3 previsão de The Business Roundtable para o investimento empresarial em 2016 caiu para o nível mais baixo que temos visto desde a última recessão.

# 4 defaults de dívida de empresas subiram para o mais alto nível que temos visto desde a última recessão. Este é um problema enorme, porque a dívida corporativa em que os EUA aproximadamente duplicou desde pouco antes da última crise financeira.

# 5 A Bloomberg US índice surpresa econômico vem ao ponto mais negativo agora do que  foi em qualquer ponto durante a última recessão.

# 6 do cartão de crédito de dados que acabou de ser lançado mostra que as vendas de férias passaram negativo pela primeira vez desde a última recessão.

# 7 Como mencionei ontem, fabricação nos EUA está se contraindo no ritmo mais rápido que temos visto desde a última recessão.

# 8 A velocidade do dinheiro nos Estados Unidos caiu para o menor nível já registrado. Nem mesmo durante as profundezas da última recessão foi sempre esta baixa.

# 9 Em 2008, os preços das commodities caíram pouco antes de o mercado de ações fez, e no mês passado o índice Commodity Bloomberg atingiu uma baixa de 16 anos.

# 10 No passado, as ações tendem a cair cerca de 12-18 meses após um pico em margens de lucro das empresas.Neste ponto, estamos a 15 meses após o pico mais recente.

# 11 Se você olhar para trás em 2008, você vai ver que os junk bonds caiu terrivelmente. Por que isso é importante é porque junk bonds começou a cair antes de stocks fez, e agora eles caíram para o menor ponto que eles têm sido desde a última crise financeira.



Se apenas um ou dois desses indicadores foram piscando em vermelho, isso seria ruim o suficiente.

O fato de que todos eles parecem estar dizendo exatamente a mesma coisa nos diz que é um grande problema pela frente.

E eu não sou o único a dizer isso. Só hoje, um artigo da Reuters discutido o fato de que os analistas do Citigroup estão projetando que há um 65 por cento chancethat a economia dos EUA vai mergulhar em recessão em 2016 …

As perspectivas para a economia global no próximo ano está escurecendo, com uma recessão nos Estados Unidos e China a tornar-se o primeiro grande mercado emergente para cortar as taxas de juros a zero ambos os cenários potenciais, de acordo com o Citi.

À medida que a economia dos EUA entra em seu sétimo ano de expansão após a crise de 2008-09, a probabilidade de recessão atingirá 65 por cento, as taxas de estrategistas do Citi escreveu em seu outlook 2016 publicado na noite de terça-feira. Um rápido achatamento da curva de rendimento das obrigações para com inversão seria um sinal de aviso chave.

Pessoalmente, estou convencido de que já estamos em uma recessão. Existe uma defasagem nos números oficiais, muitas vezes não sabemos que somos oficialmente em uma até que está bem encaminhado. Por exemplo, sabemos agora que a recessão começou no início de 2008, mas no verão de 2008, Ben Bernanke, e os nossos principais políticos ainda estavam insistindo que não ia ser uma recessão. Eles estavam negando o que estava realmente acontecendo bem na frente de seus olhos, ea mesma coisa está acontecendo agora.

E, claro, se o governo estava realmente usando números honestos, todos nós estaríamos falando sobre a recessão que parece nunca ter fim. De acordo com John Williams de shadowstats.com, números honestos mostraria que a economia dos EUA tem sido continuamente em recessão desde 2005.

Mas, tal como em 2008, os “especialistas” no Federal Reserve está assegurando a todos nós que tudo vai ficar bem.Na verdade, Janet Yellen está convencido de que as coisas são tão animadoras que ela parece bastante confiante de que o Fed irá elevar as taxas de juros em dezembro.



Presidente do Federal Reserve Janet Yellen assinalou quarta-feira que o Fed está quase certo para aumentar as taxas de juro este mês pela primeira vez em quase uma década, dizendo que os ganhos na economia e no mercado de trabalho tenham cumprido as metas do banco central.

 Seus comentários no Clube Econômico de Washington montante para a indicação mais forte do Fed forneceu até agora que ele vai tomar medidas em uma reunião de 15-16 de Dezembro.

Este é exatamente o mesmo tipo de erro que a Reserva Federal fez voltar no final de 1930. Eles achavam que a economia dos EUA foi finalmente se recuperando, e por isso as taxas de juro subiram. Que acabou por ser um erro trágico.

Mas desta vez, qualquer erro que o Fed faz terá consequências globais. O dólar dos EUA subindo já está incapacitando mercados emergentes em todo o mundo, e um aumento da taxa de juros só vai empurrar o dólar norte-americano ainda maior. Para muito mais sobre isso, por favor, veja meu artigo anterior intitulado “O dólar já causou uma recessão global e agora o Fed está indo para torná-la pior”.

Muitas pessoas estão à espera de “o grande crash”, mas a verdade é que quase tudo já caiu.

Petróleo caiu.

Commodities deixaram de funcionar. 

Ouro e prata deixaram de funcionar.

Junk bonds caíram.

As ações chinesas caíram.

Dezenas de outros mercados de ações ao redor do mundo já caíram.

Mas o “grande evento” que muitos estão esperando é a queda dos estoques norte-americanos. E, assim como em 2008, é inevitável que um acidente de ações dos EUA seguirá todas as outras falhas que acabei de mencionar.

Às vezes eu sou criticado pela emissão desses tipos de alarmes. Mas basta pensar quantas pessoas poderiam ter sido ajudadas se eles tivessem sabido que a crise financeira de 2008 estava para acontecer antes do tempo. Os mesmos padrões exatos que nós experimentamos naquela época estão jogando fora mais uma vez bem na frente de nossos olhos, e quanto mais as pessoas que podemos advertir com antecedência o melhor.


FONTE: Apocalipse News

Nenhum comentário:

Postar um comentário