terça-feira, 24 de novembro de 2015

Turquia derruba avião militar russo na fronteira da Síria

Após jatos turcos F16 abaterem um jato SU-24 russo perto da fronteira com a Síria nesta terça-feira, o presidente Vladimir Putin disse que a derrubada do avião militar foi "uma punhalada nas costas" por parte da Turquia e terá "consequências graves" nas relações entre os dois países. De acordo com fontes presidenciais turcas, a Rússia foi alertada previamente e a ação seguiu as regras de violação do espaço aéreo. As autoridades de Defesa russas, no entanto, negam qualquer infração. O incidente fez o chanceler russo, Sergey Lavrov, cancelar uma viagem programada à Turquia.



— A perda de hoje é uma facada nas costas que foi dada pelos cúmplices dos terroristas — declarou Putin em coletiva de imprensa na presença do rei da Jordânia, Abdullah II, segundo a AFP. — Certamente, vamos analisar o que aconteceu. E os eventos trágicos de hoje vão ter consequências sérias nas relações russo-turcas.

Em outro golpe a Moscou, rebeldes sírios lançaram um míssil contra um helicóptero russo na província de Latakia, forçando um pouso de emergência, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). Segundo o jornal britânico "The Guardian", a aeronave tinha ido resgatar os pilotos do avião abatido mais cedo.



Um porta-voz da Otan informou que a aliança vai convocar uma reunião sobre a situação nesta terça-feira a pedido do governo turco. O presidente Recep Tayyip Erdogan também vai debater o caso com os chefes de Inteligência, as Forças Armadas, o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu e alguns ministros.

Após a aeronave ser atingida, os pilotos dos jatos se auto ejetaram e saltaram de paraquedas até o solo. Segundo integrantes de um grupo sírio rebelde, um dos dois pilotos se feriu e morreu ao chegar ao solo. O outro continua desparecido, mas há relatos não confirmados de que ele também teria morrido. Helicópteros foram enviados para regatá-los, mas há informações de que uma das aeronaves foi atingida por um míssil disparado por insurgentes sírios.

Dmitry Peskov, porta-voz de Putin, disse que a queda do jato é "um incidente muito sério", mas que ainda é cedo para tirar conclusões. Segundo comunicado do Ministério da Defesa, o avião militar voava a 6 mil metros de altura.


FONTE: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário