sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Tremores de terra foram registrados em Mariana (MG) antes de rompimento de barragens

Três tremores de terra de pequena intensidade foram registrados no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região central de Minas, poucas horas antes e durante o rompimento de duas barragens na tarde da última quinta-feira (5). De acordo com o Observatório Sismológico da UNB (Universidade de Brasília), os dois mais fortes foram sentidos pela população. 



Segundo a instituição, os tremores  mais significativos foram verificados às 14h12 e, logo em seguida, às 14h13, com 2,7 e 2,5 graus de magnitude, respectivamente. Já durante o acidente, outro abalo mais fraco, de 1,9, foi registrados. O professor do observatório, George Sand França ressalta, no entanto, que não é possível comprovar se os abalos motivaram os desmoronamentos.

— O que sabemos é que estes tremores foram de magnitude pequena, não era para ter danos na barragem. São necessários estudos para dar a informação com mais clareza se eles causaram a explosão ou se foram causas naturais. Não temos como afirmar se foram os causadores do rompimento das barragens porque não estudamos a estrutura do local.  



A lama contaminada já atingiu as cidades de Barra Longa e Paracatu. Além disso, por volta de 6h30 desta sexta-feira (6), o Rio Doce, que banha Minas Gerais e Espírito Santo, já apresentava rejeitos de minério de ferro. Até o momento, o Corpo de Bombeiros confirmou uma morte, quatro feridos e 13 desaparecidos, mas o número pode subir. Estão sendo utilizados três helicópteros e duas retroescavadeiras para auxiliar nos trabalhos de busca e resgate das vítimas. 

Aproximadamente 500 pessoas já foram retiradas do local pelos militares. Muitas vítimas precisam passar por um processo de descontaminação com água e sabão antes de serem encaminhadas para o hospital e pontos de acolhimento dos desabrigados. 


FONTE: Noticias R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário