segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Nuvem com arco-íris de fogo é visto no céu da Jamaica

Beckie Bone Dunning‎ estava curtindo férias em resort na Jamaica quando notou um fenômeno espetacular no céu sobre a cidade portuária de Ocho Rios. A turista fototografou e enviou uma pergunta à conta no Facebook do Weather Channel:

"Estava na Jamaica na semana passada quando nuvens de chuva se aproximaram. Não tinha ainda coberto o Sol. Olhei para cima e vi isso. Nunca tinha visto algo assim. Vocês podem explicar?"



O fenômeno foi chamado pelos leigos de "nuvem com arco-íris de fogo". Aqui a explicação científica, de acordo com Nick Wiltgen, meteorologista do "Weather.com":

"Nas nuvens, a irradiação de várias cores é produto da luz do Sol sendo refratada por gotas de água ou cristais de gelo, causando várias extensões de ondas de luz, as quais vemos como cores, emergindo de diferentes ângulos. Quando essas ondas atingem os olhos dos observadores, eles percebem um modelo de várias cores à medida que essas ondas vão chegando aos olhos de direções distintas, em vez de estarem misturadas ou esbranquiçadas".

Fenômeno semelhante foi visto em setembro na Costa Rica, sendo chamado de "nuvem do fim do mundo".


FONTE: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário