segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Terremoto atinge o Afeganistão

Um terremoto de 7.5 de magnitude com epicentro no norte do Afeganistão, nesta segunda-feira (26), foi sentido no Paquistão e em todo o norte da Índia. Os números de mortos e feridos ainda estão sendo calculados.

A agência Reuters informa que 29 pessoas morreram. Entre elas, estão 12 meninas que morreram em um tumulto ao tentarem escapar de uma escola na cidade afegã de Taloqan, no norte. Cinco pessoas foram mortas na província oriental de Nangahar.



A agência France Presse afirma que 17 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas apenas no Paquistão. Oito moradores do distrito tribal de Bakhaur (perto da fronteira com o Afeganistão), oito na cidade de Mingora (vale do Swat) e uma residente de Peshawar estão entre as vítimas.

Os serviços de emergência paquistaneses anunciaram o balanço na cidade de Peshawar. "Muitos feridos estão chegando ao hospital e ainda há pessoas sob os escombros", disse à AFP o doutor Muhammad Sadig, diretor da emergência do hospital local.

O epicentro do tremor foi localizado perto de Jurm, na região de Hindu Kush, a 250 km de Cabul e a uma profundidade de 213,5 quilômetros. de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Inicialmente, a magnitude do tremor foi avaliada em 7.7 e revisado posteriormente pelo serviço.

O terremoto, que durou quase um minuto, sacudiu edifícios de Cabul, Nova Délhi e Islamabad e provocou pânico entre os moradores. A região é montanhosa e pouco habitada.

De acordo com os primeiros relatórios, o terremoto aconteceu às 13h30 (7h em Brasília).


FONTE: G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário