quarta-feira, 28 de outubro de 2015

País fecha 95 mil vagas em setembro, pior resultado para o mês desde 1992

Foi o 6º mês seguido em que demissões superaram contratações.
No ano, houve perda de 657 mil vagas e, em 12 meses, de 1,23 milhão.

O Brasil registrou fechamento de vagas formais pelo 6º mês seguido. Em setembro, as demissões superaram as contratações em 95.602, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas nesta sexta-feira (23).



O resultado de setembro foi o pior para este mês desde o início da série histórica, em 1992. Até então, o pior resultado para meses de setembro havia sido registrado em 1995 – com 67.242 vagas fechadas.
“O dado [de setembro] está mostrando o comportamento do mercado. De fato, os meses de setembro são mais positivos e, neste mês agora, tivemos uma perda de 95 mil empregos”, disse o Diretor do Departamento de Emprego e Salário da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Márcio Borges.

“Mas isso também não é nenhuma surpresa, porque temos um comportamento nos últimos meses com uma série mais declinante. Temos um comportamento menos atrativo nos últimos meses. O que a gente tem observado é um comportamento que tem desfavorecido a questão do emprego”, observou Borges.

Ele não quis fazer análise sobre o que motivou esse resultado e nem uma previsão para os próximos meses ou para o comportamento do emprego formal em todo ano de 2015.


Demissões superam 650 mil no ano

No acumulado dos nove primeiros meses deste ano, ainda segundo os dados oficiais, foram fechados 657.761 postos com carteira assinada.

Foi o pior resultado para este período da série histórica disponibilizada pelo Ministério do Trabalho, que começa, para o período acumulado do ano, em 2002.

Também foi a primeira vez desde 2002 que o saldo ficou negativo para os nove primeiros meses de um ano. Os saldos de janeiro a agosto foram contabilizados após o ajuste para empregos declarados fora do prazo, e o mês de setembro ainda está sem ajuste.


Em 12 meses, menos um milhão de vagas

Ainda na série com ajustes, o Ministério do Trabalho informou que houve o fechamento de 1.238.628 postos de trabalho nos 12 meses encerrados em setembro deste ano.


FONTE: Apocalipse News

Nenhum comentário:

Postar um comentário