segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Negociações sobre livre comércio no Pacífico alcançam acordo histórico

Ministros do Comércio da região do Oceano Pacífico chegaram a um consenso sobre o mais profundo acordo de liberalização do comércio em uma geração, que irá cortar barreiras comerciais e definir padrões comuns a 12 países, disse uma autoridade familiarizada com as negociações nesta segunda-feira.




Líderes de uma dúzia de nações do Pacífico estão prestes a anunciar o pacto mais tarde nesta segunda-feira. O acordo pode remodelar setor e influenciar tudo, desde o preço do queijo ao custo de tratamentos de câncer.

A Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) pode afetar 40 por cento da economia global e pode se estabelecer como uma conquista e legado para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se ratificado pelo congresso norte-americano.

Parlamentares nos outros países da TPP também têm que aprovar o acordo.

A rodada final de negociações em Atlanta, que começou na quarta-feira, tem se debruçado sobre a questão de quanto tempo de duração deve ser permitido para o período de monopólio de novos medicamentos de biotecnologia, até que os Estados Unidos e a Austrália negociem um acordo.

O acordo da TPP tem sido controverso porque as negociações secretas que tomaram forma nos últimos cinco anos é percebida como uma ameaça para uma série de grupos de interesse, das montadoras mexicanas aos fazendeiros canadenses.


FONTE: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário