domingo, 27 de setembro de 2015

França lança 1º ataque aéreo contra Estado Islâmico na Síria

A França lançou neste domingo o primeiro ataque aéreo contra militantes do grupo autodenominado 'Estado Islâmico' na Síria.

De acordo com o governo francês, caças do país atacaram alvos identificados durante missões de reconhecimento que haviam sido realizadas na véspera.

Um breve comunicado divulgado pelo gabinete do presidente François Hollande informou que a França coordenou a operação com parceiros regionais.

A França já havia realizado ataques contra alvos do 'Estado Islâmico', mas apenas no Iraque

"Nosso país confirma o compromisso resoluto em lutar contra a ameaça terrorista representada pelo Daesh (uma das siglas pelas quais o 'EI' é conhecido)", afirmou a presidência francesa.

"Vamos atacar a cada vez que nossa segurança nacional estiver ameaçada", acrescentou a nota.




O presidente francês, François Hollande, anunciou no início deste mês que enviaria caças à Síria. Na ocasião, ele afirmou que ataques terroristas haviam sido planejados do país contra a França.

Há mais de um ano, uma coalizão liderada pelos Estados Unidos vem realizando ataques aéreos contra o 'EI' na Síria e no Iraque.

Até então, França e Reino Unido limitavam-se a atacar alvos do grupo extremista no Iraque.

No início deste mês, contudo, o governo do premiê David Cameron anunciou que havia realizado um ataque com drone contra cidadãos britânicos na Síria.

Mais de 200 mil sírios já morreram desde o início do conflito no país, em 2011, quando rebeldes entraram em confronto com forças de segurança leais ao presidente Bashar al-Assad.

Assad vem sendo acusado de provocado a morte de dezenas de milhares de seus próprios cidadãos ao bombardear indiscriminadamente áreas controladas pelos rebeldes.


FONTE: Noticias Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário