segunda-feira, 21 de setembro de 2015

10 fatos alucinantes sobre o Colisor do CERN que você precisa saber

Em setembro, o Large Hadron Collider da Europa (LHC) vai esmagar partículas em conjunto sub-atômicas quase à velocidade da luz, um experimento sem precedentes que tem algumas das principais vozes do mundo da ciência - ereligião - a soar o alarme sobre os riscos envolvidos .

CERN é talvez o mais famoso por sua descoberta em 2012 do esquivo bóson de Higgs [nomeado após o físico britânico Peter Higgs, que previu sua existência em 1964], a chamada "partícula de Deus", que permite que outras partículas para construir massa à medida que passam através do campo de Higgs.

Hoje, no entanto, o CERN é mais famoso - ou talvez infame é a melhor palavra - para um próximo experimento no qual os cientistas vão brincar de Deus em um esforço para recriar as condições imediatamente após evento do 'BigBang', que deu à luz os milhões universo de anos atrás.



Para aqueles que estão no escuro sobre o CERN e os objetivos polêmicos que espera alcançar, aqui está uma cartilha rápida.


10. CERN é a maior máquina do mundo

Ocupando a fronteira franco-suíça, a 9000000000 $ complexo colisor CERN está enterrado a uma profundidade de até 575 pés (175 metros). O complexo de túneis corre ao longo de um circuito de 17 milhas (27 quilômetros). Os cientistas envolvidos no projeto dizem que o laboratório foi construído no subsolo porque a crosta da Terra fornece proteção contra a radiação. Eles também dizem que foi enterrado por respeito para com a paisagem natural, o que soa um pouco irônico, considerando o dano enorme o colisor poderia causar na estrada.


9. maciça força gravitacional

O colisor CERN é composto de alguns 9.600 ímãs super - que são 100.000 vezes mais poderosa do que a força gravitacional da Terra - que os prótons fogo em torno de uma pista circular a velocidades mindboggling. Um feixe pode rodar por até 10 horas, percorrendo uma distância de mais de 10 bilhões de quilômetros, o suficiente para fazê-lo até os confins do nosso Sistema Solar e de volta. Viajando um pouco abaixo da velocidade da luz, um próton no LHC fará 11.245 circuitos cada segundo.

Não menos surpreendente são as bobinas do ímã, que são compostos de 36 torcidas 15mm vertentes, cada vertente composta por sua vez, de 6000-9000 filamentos individuais, cada filamento possuindo um diâmetro tão pequeno quanto 7 micrômetros. O comprimento 27 quilômetros do LHC exige 7.600 km (4.100 milhas) de cabo, o que equivale a cerca de 270,000 km (145,000 milhas) da costa - mais do que o suficiente para circundar a terra seis vezes no Equador. Segundo o site do CERN, se os filamentos foram desvendados, eles iriam "se esticar para o Sol  e para trás cinco vezes com sobra suficiente para algumas viagens para a Lua."


8. CERN gera temperaturas extremas

Não pode ser outra razão para o super colisor CERN sendo enterrado centenas de pés de metro: As temperaturas quentes inacreditáveis ​​que pode alcançar. Como quente você pergunta? Bem, cerca de tão quente quanto as condições no Universo após o Big Bang, ou mais de 100.000 vezes a temperatura no centro do Sol .Este objetivo será alcançado, CERN, diz, ao acelerar e colidir juntos dois feixes de íons pesados, um evento científico épica que terá lugar no próximo mês.


7. Mas Stephen Hawking está preocupado

Embora ele pode exigir alguma ginástica mental para envolver o cérebro em torno exatamente o que os cientistas do CERN está tentando alcançar em seu laboratório subterrâneo, o leigo médio pode instintivamente compreender que esse tipo de experimento pode ser feito com armadilhas imprevisíveis. Stephen Hawking, o físico eminente, parece concordar.

"A partícula de Deus encontrada pelo CERN poderia destruir o universo", escreveu Hawking no prefácio de um livro, Starmus, uma coleção de palestras pelos cientistas. O bóson de Higgs poderia tornar-se instável em níveis de energia muito elevados e têm o potencial para desencadear uma "deterioração vácuo catastrófico que faria com que o espaço eo tempo para recolher e ... não teríamos qualquer aviso para os perigos", continuou ele.



Hawking não é a única voz no deserto científica prevendo possível catástrofe se CERN continua na pista rápida atômica. O astrofísico Neil de Grasse Tyson disse Eugene Mirman em seu programa de rádio da estrela Talk que o experimento poderia literalmente fazer com que o planeta para "explodir".

"Pergunte a si mesmo: Quanta energia é mantê-lo juntos? Então você colocar mais do que essa quantidade de energia para o objeto "Tyson estava confiante do resultado:".. Ele vai explodir "

No final de 2008, quando o CERN foi o primeiro a disparar até os motores em sua máquina de esmagamento de átomo, Otto Rossler, um professor alemão da Universidade de Tübingen, entrou com um processo contra o CERN com o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, com o fundamento de que a instalação poderia provocar um mini buraco negro que poderia ficar fora de controle e aniquilar o planeta. O Tribunal atiradas para fora o pedido de Rossler, mas mesmo assim ele conseguiu gerar acalorada discussão sobre o possível lado escuro do experimento


6. Abrindo a porta para outras dimensões

Um ano após a inauguração do CERN, Sergio Bertolucci, ex-diretor de Pesquisa e Computação Científica da instalação, ganhou as manchetes quando disse a um tablóide britânico o super colisor poderia abrir as portas do além para outra dimensão para "uma muito pequena lapso de tempo," mera frações de segundo. No entanto, isso pode ser apenas o tempo suficiente "para perscrutar esta porta aberta, quer pela obtenção de algo fora dela ou enviar alguma coisa para ele."

"É claro", acrescentou Bertolucci, "depois de este minúsculo momento, a porta se fechou novamente; trazendo-nos de volta ao nosso mundo de quatro dimensões "normal" ... Seria um grande salto em nossa visão da natureza ... E, claro, [haveria] nenhum risco para a estabilidade do nosso mundo. "



Naturalmente, este comentário provocou temores de que o colisor CERN poderia involuntariamente convidam os visitantes indesejados de outras dimensões do espaço-tempo. Qualquer um para a dinossauros passeando ao longo da Champs-Élysées, ou formas de vida alienígenas apreendendo todo o planeta? Tais cenários - pelo menos por alguns cientistas - não estão mais restritas para o mundo ficcional de romances Isaac Asimov; com o trabalho em curso no CERN, há mesmo uma conversa de abrir um portal para viagens no tempo.

Basta postular tais cenários futuristas mostra o quanto a humanidade tem viajado em um período relativamente curto extensão de tempo, e nosso futuro distópico previsto em livros como "Brave New World" e "1984" já pode estar aqui.Será que o homem seja capaz de controlar a tecnologia que ele criou, ou será que a tecnologia de destruí-lo, as suas obras, e com ele todo o planeta?


5. escolha curiosa do CERN de localização geográfica

Agora no topo de todas as especulações quanto ao que os cientistas do CERN estão realmente tentando fazer com o seu Grande Colisor de Hádrons, muitos observadores não pude deixar de notar que a cidade na França, onde CERN está parcialmente localizado é chamado de "Saint-Genus-Poilly." O nome Pouilly vem do latim "Appolliacum" e acredita-se que no tempo dos romanos existia um templo em honra de Apolo, e as pessoas que lá viveram acredita que é uma porta de entrada para o submundo. É interessante notar que o CERN é construído no mesmo local.



Os líderes religiosos - sempre suspeitam dos objetivos do mundo científico - chamou uma conexão com um verso em linha reta fora das Revelações (9: 1-2, 11), que faz referência ao nome Os estados versículo: "Para ele" Apollyon. ' foi dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo ... e eles tinham um tipo sobre eles, que é o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abaddon, mas, na língua grega Apoliom. "

Agora tente dizer um líder espiritual que a Bíblia é teoria da conspiração.


4. Bater em 'matéria escura'

Surpreendentemente, observações astrofísicas têm demonstrado que toda a matéria física visível representa apenas quatro por cento do Universo. Agora, a corrida é no CERN para encontrar essas partículas esquivas ou fenômenos responsáveis ​​pela matéria escura (23 por cento) e energia escura (73 por cento). Essencialmente, o que o experimento CERN espera alcançar é separar - por meio do acelerador de partículas - a matéria escura invisível, que tem sido descrito como a própria cola que une, do visível. Há apenas um problema com esta experiência: Ninguém tem qualquer ideia do que serão as consequências se essa meta é alcançada. Então mais uma vez, este 'dark contra visível "paradigma tem gerado uma batalha que transcende o mundo científico, tornando-se uma questão que envolve a filosofia e espiritualidade.


3. logotipo CERN

Vou deixar isso para a imaginação do leitor para determinar se a equipe de relações públicas no CERN abriu a porta para a conjectura de massa - para não mencionar uma enorme quantidade de 'teoria da conspiração' -, optando por o design do logotipo especial que eles fizeram .



2. Divindade de destruição como mascote corporativo

Embora a maioria das empresas evitam qualquer ligação com a religião eo mundo espiritual, o CERN tem escolhidocomo mascote uma deusa Hindu. Mas não qualquer deusa Hindu. Apenas fora do seu edifício sede fica uma antiga estátua de Shiva, Apollyon antiga, a deusa da destruição. Estranho?




1. Sem debate democrata

CERN está atualmente incrementando o maior colisor de átomos do mundo (que leva meses para os ímãs para obter as partículas para chegar perto da velocidade da luz), em preparação para sua próxima colisão atômica, que está agendada para ter lugar no próximo mês - com apenas uma menção nos meios de comunicação dos riscos envolvidos. Uma vez que alguns críticos dizem que esta experiência científica apresenta maiores riscos do que até mesmo os testes antes da introdução da bomba atômica, ele estaria com a razão que deveria haver muito mais discussão sobre esse 'matéria escura'. Infelizmente, e não um pouco ironicamente, CERN - que rege-se essencialmente como seu próprio feudo - está operando tão invisível como as partículas que estão tentando estudar.

No entanto, o CERN tem sido o pioneiro de uma série de outros projetos altamente credíveis, o que pode seduzir as pessoas a dar-lhes o benefício da dúvida a respeito CERN, o que certamente se classifica como um dos experimentos científicos mais completos e caros da história.

Em 1989, sob a orientação de Tim Berners-Lee, o CERN iniciou o projeto World Wide Web, o que levou à primeira página da história. Em 30 de abril de 1993, o CERN anunciou que a World Wide Web seria livre para qualquer um.


FONTE: POR TRAS DA MIDIA MUNDIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário