terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O SEGREDO DA INDÚSTRIA DO CONSUMO

Já se perguntou de onde vem todas as coisas que compramos e pra onde vão quando nos desfazemos delas ? Os livros diziam que as coisas se deslocam ao longo de um sistema, da extração para produção, para distribuição, para o consumo e para o tratamento de lixo. Isso tudo se chama a Economia de Materiais, essa não é toda história, falta muita coisa nessa explicação, em primeiro lugar nesse sistema parece que está tudo bem, sem problemas, mas na verdade é um sistema em crise.



Porque trata-se de um sistema Linear e nós vivemos num planeta finito, e não se pode gerir um
sistema linear num planeta finito,indefinitivamente, em todas as suas etapas esse sistema interagi com o mundo real, a vida real não acontece em uma página em branco, interagi com a sociedade, culturas, economias e o ambiente, e durante as etapas a vida vai se chocando contra seus limites, limites que não vemos porque o diagrama está incompleto, então voltamos atrás para preencher alguns espaços e ver o que falta.

Umas das coisas mais importantes que falta são as pessoas, as pessoas vivem e trabalham em todas as etapas desse sistema, onde algumas são poucas mais importantes que outras, algumas tem maiores poderes de decisão, quem são elas ? Começamos pelo Governo, mais de 50% dos nossos impostos vão para os militares. Depois vem as Corporações, o que leva as corporações parecerem maiores que o governo é porque elas são maiores que o governo, atualmente entre as 100 maiores economias da Terra, 51 são de corporações, na medida que as corporações foram crescendo em tamanho e poder, assistimos uma pequena mudança no governo, como se estivessem mais preocupados com o bem estar deles do que com o nosso.




Extração

É uma palavra pomposa para exploração de recursos naturais, que por sua vez é uma palavra pomposa para destruir o planeta, na verdade é que cortamos as àrvores, arrebentamos as montanhas para extrair os metais, consumimos toda água e exterminamos os animais, aqui enfrentamos nosso primeiro limite: estamos ficando sem recursos naturais, estamos utilizando demasiado matérias.

Durante apenas as três últimas décadas, foram consumidos 33% dos recursos naturais do planeta, nos EUA por exemplo, restam apenas 4% da Floresta original e 40% dos cursos de água estão impróprias para o consumo.



Temos 5% da população mundial mas usamos 30% dos recursos mundiais, se todos
consumissem no ritmo dos EUA precisaríamos de 3 a 5 planetas e só temos 1. 75% das zonas de pescas do planeta estão sendo exploradas ao máximo ou além de sua capacidade, desapareceram 80% das florestas originais do planeta, só na Amazônia perdemos 2.000 árvores por minuto, o equivalente a um campo de futebol por minuto.

De acordo com as corporações, as pessoas que moram próximo a esses recursos não são donas desses recursos, mesmo que vivam lá há gerações, não são donas do meio de produção, nem compram muitas coisas, nesse sistema quem não possui e nem compra muitas coisas não tem valor.


Produção

As matérias primas seguem para produção onde utilizamos energia para misturarmos químicos tóxicos com recursos naturais para produzir produtos contaminados com tóxicos, há atualmente no comércio mais de 100.000 químicos sintéticos desconhecemos o impacto total desses químicos na Saúde e no meio ambiente, mas sabemos de uma coisa: Os tóxicos entram e saem, enquanto continuarem introduzindo em nosso sistema a produção industrial, continuaremos introduzindo esses tóxicos, produtos que levamos para nossas casas, escolas e para os nossos corpos, como os BFRs ou retardantes de incêndio a base de brometo que tornam as coisas mais resistentes ao fogo mas são super tóxicos. 



São neurotóxicos ou seja, tóxicos para o cérebro, apesar disso usamos em nossos computadores, eletrodomésticos, sofás, colchões e até alguns travesseiros.  Quem mais sofrem com esses produtos químicos são os trabalhadores das fábricas, no mundo 200.000 pessoas por dia se deslocam de ambiente que a sustentaram ao longo de gerações para cidades, onde muitas vivem em bairros de latas, a procura de emprego, ainda que o mais tóxico que seja, não só os recursos são prejudicados nesse sistema, mas tem pessoas, comunidades inteiras são prejudicadas nisso. Nos EUA as indústrias admitem liberar mais de 1.800.000 kilos de químicos tóxicos por ano.


Distribuição

Significa vender todos produtos contaminados com toxinas o mais rápido possível, o objetivo é manter os preços baixos com as pessoas comprando produtos em constant movimento, com os preços baixos pagam os trabalhadores da loja com preços baixos, e restringem o acesso aos seguros de saúde sempre que podem, o verdadiro custo da produção não reflete no preço, não pagamos aquilo que compramos, nosso valor é medido e demonstrado pelo quanto consumimos.



Pouco depois da Segunda Guerra Mundial, as corporações estudavam as formas de impulsionarem a economia, o analista de vendas Victor Lebrow articulou a solução que se tornaria a norma de todo sistema, ele disse: "A Nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo a nossa forma de vida, que tornemos a compra e uso de bens em rituais, que procuremos a nossa satisfação espiritual, a satisfação do nosso ego no consumo, precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas em o ritmo cada vez maior".


Saiba mais no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário